top of page

Qual a diferença de um psicólogo e um terapeuta?

Atualizado: 23 de fev. de 2023

Quantas vezes você já se deixou levar por terapias (não científicas) para resolver os problemas que te atormentam?


Quando a dor é demasiada qualquer caminho parece bom, mas nem todo caminho convém adequadamente ao seu tipo de problema, nem toda terapia trata por completo o ser humano.


Por isso, pretendo esclarecer a diferença real entre um profissional da psicologia e um terapeuta, não desmerecendo o valor deste último.


Um psicólogo tem necessariamente formação em Psicologia, obtendo com isso um registro profissional (CRP) e é apto para cuidar da mente das pessoas e dos comportamentos, se dedicando a minimizar ou curar o sofrimento psíquico.


Ele possui base científica, metodologia e técnicas para tratar da saúde mental, devolvendo o bem-estar às pessoas. O psicólogo pode também realizar avaliações, fazer diagnósticos e fornecer um tratamento.


Dentro da Psicologia existem várias abordagens de tratamentos, sendo a TERAPIA COGNITIVO -COMPORTAMENTAL (terapia é usado como abreviação de psicoterapia), uma das poucas formas de tratamento psicoterápico BASEADO EM EVIDÊNCIAS.


E hoje a TCC expandiu sua prática e abrangência para um leque enorme de transtornos mentais. E as pesquisas vem cada vez mais corroborando sua eficácia. Hoje é uma das terapias mais preferidas mundialmente para transtornos psiquiátricos.


Durante as consultas com o psicólogo em TCC, são abordados temas que incomodam o paciente, tanto do passado como do presente e futuro, e com isso a agenda das sessões giram em torno de resolução destes problemas e a modificação de padrões comportamentais e de pensamentos.


Com isso o paciente obtém uma transformação pessoal impactando positivamente todas as áreas da sua vida.


Já um terapeuta, pode ser qualquer profissional , formado em Psicologia ou não, que busca ajudar as pessoas com algum sofrimento físico ou mental por meio de técnicas. Ele pode exercer as diversas terapias alternativas e holísticas, e não há uma graduação.


Porém, um terapeuta sem formação em psicologia não está apto a tratar transtornos psíquicos mais complexos nem traumas , pois pode até desencadear um sofrimento maior. Um terapeuta pode tratar de problemas mais pontuais, ele pode tratar o físico também através do toque como é o caso da Acupuntura, REIKI, dentre outras.


Então se você deseja ter o direito de ser mais leve, livre de sintomas, gerenciar o estresse do dia-a-dia, resolver conflitos internos , ser feliz independente da circunstancia , e aprender auto controle emocional, o tratamento com um psicólogo é muito recomendado a você. Pois cuidar de você significa ter amor próprio.


Por isso, agende uma consulta para maiores esclarecimentos e para começar esta jornada de transformação.




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page