top of page

Quais são os tipos de terapia?

Atualizado: 1 de mar. de 2023

Existem várias abordagens de tratamentos psicológicos , cada um com suas particularidades, dentre elas:


1- TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: Certamente é uma das mais conhecidas ,e ouso dizer que é o padrão OURO para vários transtornos mentais como ansiedades no geral, fobias, TOC, e depressão. O pai da TCC é o finado Aaron Beck, foi criada em 1960. É uma terapia voltada para o presente, cujo foco central é a mudança da mentalidade ,a fim de obter mudança emocional e comportamental, e desenvolver habilidades de resolução de problemas. É considerada de curto prazo.


2-EMDR: Criada também por vokta dos anos 60 por Shapiro, esta terapia consiste numa abordagem neurocerebral que se utiliza de movimentos bilaterais (ocular, tátil ou auditivo) a fim de ativar o processamento de informações e alcançar resultados permanentes. Uma das premissas básicas é a de que as psicopatologias se originam em experiências remotas da vida. A meta é metabolizar , de forma rápida, o resíduo disfuncional do passado que está afetando a pessoa e transformá-lo em algo funcional e útil. Esta terapia beneficia portadores de estresse pós -traumático, transtornos de ansiedade, síndrome do pânico, e depressão. Melhora desempenho profissional,artístico e criativo. EMDR é um comprovado ELIXIR.


3- PSICANÀLISE: Criada por Freud cujo foco é trazer a tona conteúdos do inconsciente. É uma abordagem de associação livre, isto é, o paciente fala sem restrição. É normalmente indicado para qualquer pessoa que deseja se auto conhecer melhor.Não é indicado quem tem questões urgentes. Criada em 1881.


4-POSITIVA: Estuda pensamentos , sentimentos e comportamentos com foco em pontos fortes, em vez de fraquezas. Surgiu com Seligman na decada de 90.


5-JUNGUIANA: Criado por Carl Jung tem como base os sonhos. Se propõe a analisar os símbolos dos sonhos para a compreensão geral dos problemas. Indicada também para autoconhecimento. Surgiu no início do século XX.


6-GESTALT: É um modelo com ênfase na experiência individual do momento atual, baseado na sua convivência, no contexto em que se está inserido.


7-HUMANISTA:Criada por Maslow e Carl Rogers em 1950 O paciente tem o controle do processo terapêutico e o objetivo é visar seu eu ideal, pois a incongruência do que é e gostaria de ser é que causa todo o sofrimento.


8-EXISTENCIAL: Aqui o paciente visa viver sua autenticidade, sendo o propósito e o significado são determinantes para se viver bem. O fundador foi Soren Kierkegaard em 1959. Indicado para quem está em crise de identidade.


Vale frisar que cada pessoa é livre para escolher o tipo de abordagem que deseja e a qual se identifica.


Eu atuo com a TCC e estou disponível para te ajudar!






2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page